MoviLetrando

Estratégia

O jogo usa o conceito de realidade virtual baseada em projeção, com uma webcam criando imagens em espelho para que os usuários possam se ver na tela. É um programa de computador de aprendizado presencial que envolve a interação com um símbolo virtual projetado na tela: alfabeto (vogais e/ou consoantes), números (1 a 10) e conjuntos. Possui várias fases e níveis. O cenário do jogo é a imagem capturada pela câmera com o jogador inserido no próprio cenário. Este aspecto ajuda a desenvolver a propriocepção, que é a capacidade de o indivíduo conhecer o próprio corpo e definir as estratégias motoras necessárias para executar um determinado movimento.
Feedback

Como ‘feedback” o jogo emite sons diferentes para acertos e erros.
Desenvolvimento

O MoviLetrando foi criado pela equipe do LAboratory for Research on Visual Applications (LARVA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Publicações Científicas
Artigo do uso do MoviLetrando em pessoas com transtorno do espectro do autismo, publicado na Cyberpsychology Behavior and Social Networking (2020).
Artigo de validação do MoviLetrando, publicado na Cyberpsychology Behavior and Social Networking (2019).
Artigo de apresentação do MoviLetrando, publicado nos Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - UNICAMP (2013).